Close

Dicas de impressão – Offset

No mercado gráfico há diversos sistemas de impressão, cada qual com uma finalidade. E quando o assunto é impressão de média a grande tiragem em papel e cuja cor tem que ter maior fidelidade a qual o cliente solicitou quase sempre a indicação é a impressão Offset. Quase sempre, pois tal decisão varia de acordo com as necessidades do cliente, prazo, investimento, entre outros.

Mas o que é offset?

O termo “offset” tem como tradução livre o termo ”fora do lugar”, referindo-se à impressão indireta. Nesse sistema de impressão a tinta passa antes por um cilindro intermediário e posteriormente passa pelo papel. Nesses cilindros é aplicada uma chapa de alumínio flexível onde posteriormente é gravado cada parte de sua arte/material impresso. Ou seja, a primeira chapa terá marcado todos os lugares em que sua arte leva a cor preta, por exemplo, e quanto mais cores mais chapas – lembrando que o sistema de cor comumente utilizado é o CMYK o qual explicaremos logo mais.

manuais-tecnicos-de-maquina-offset-heidelberg-D_NQ_NP_660711-MLB20622322000_032016-F

 

O offset é mais caro?

O custo da impressão offset é consideravelmente maior se comparado a impressão digital, pois além da qualidade, há os custos referentes à gravação dessas chapas e manipulação da máquina que tem seu funcionamento analógico. Mas é um ótimo investimento quando o foco é obter média a grande quantidade. As chapas têm custos fixos acrescidos no valor final, compensa muito mais pagar valor X por uma grande quantidade de material impresso do que o mesmo valor X (os valores das chapas não irão variar) para uma pequena quantidade.

A qualidade é mesmo melhor do que na Digital?

A resposta é sim, muito melhor. Como já visto aqui no blog (clique aqui para ler a matéria) o sistema de cores comumente utilizado é o CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto). Se sua impressão offset for colorida serão utilizadas quatro chapas, cada uma correspondente as cores citadas acima que, quando sobrepostas, resultam em uma infinidade de outras cores. Na impressão offset o excesso de tinta e umidade é retido no cilindro, o que diminui consideravelmente problemas que interfiram na definição da imagem impressa. Além disso, é possível utilizar cores especiais e as Pantone, garantindo ainda mais a fidelidade de cor. Claro, a escolha por utilizar o sistema Offset deve levar em consideração suas necessidades e o custo-benefício já que também é possível impressões de qualidade na digital.

Quais cuidados que devo tomar ao enviar meu arquivo para a impressão offset?

Na verdade esses cuidados são necessários em qualquer sistema de impressão. Porém, na digital é possível contornar ou mascarar alguns problemas, no offset não. O mais comum é a cromia.

Na impressão offset as cores são – como pode conferir na imagem abaixo – formadas por retículas. Pontos de tinta que quanto mais juntas, mais tinta foi usada e vice- versa.

Todas as imagens são formadas por vários pontinhos, cada qual utilizando uma das quatro cores, porém tão juntos que aos nossos olhos aparenta ser uma cor só (que não aquelas quatro puramente ditas) e extremamente uniforme.

contafios.jpg

Com o texto acontece a mesma coisa e ai que mora o problema. Textos normalmente são finos, menores e precisam estar legíveis e em ótima qualidade. O indicado é SEMPRE utilizar somente uma cor.

Black

O primeiro é o preto em RGB (cor utilizado em telas). O da direita é o preto como deve ser usado para impressão.

É corriqueiro o envio do texto nas quatro cores, pois, na tela realmente essa mistura parece resultar em preto, mas quando impresso ele formará uma retícula deixando-o sem definição. É recomendável colocar sempre um percentual de uma cor só.

texto-preto-puro-620x154

Outra dica é se atentar a resolução da imagem. De nada adianta um sistema de impressão que te possibilite uniformidade e definição se digitalmente ela foi montada sem qualidade. O indicado é optar por imagens que possuam 300 DPIs.

Ainda tem dúvidas?
Entre em contato conosco pelo atendimento@vcprinta.com.br ou pelo whatsapp (11) 98453-1260. Somos especializados em soluções gráficas e encontraremos a melhor forma para atender suas necessidades.

Fonte das imagens: membalagens/mtall

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *