Close

CMYK ou RGB?

Os padrões de cores CMYK e RGB são utilizados pelo design para a criação de materiais gráficos (materiais impressos), web-design, entre outros.

Qual é a diferença?

CMYK (cor-pigmento) corresponde às iniciais das cores Ciano (C), Magenta (M), Amarelo (Y) e Preto (K). O padrão é formado pelas quatro cores primárias e subtrativas, ou seja, formados por pigmentos de tinta que quando sobrepostas originam diversas outras cores. Quanto maior a quantidade desse pigmento mais escura será a cor e menos ela irá refletir a luz até que chegue a cor preta. O padrão CMYK é usado para impressão em superfícies que comportem tintas.

RGB (cor-luz) corresponde às iniciais das cores Vermelho (R), Verde (G) e Azul (B). Ao contrário do sistema CMYK, o RGB é um padrão aditivo, ou seja, as cores são formadas por luz. Quando sobrepomos duas das cores do sistema, o resultado será uma cor primaria. Casos sobrepusessem as três, teremos como resultado o branco (assim como acontece com o arco-íris na natureza). Sua utilização é indicada para meios que emitam luz como monitores de TV, celular, computador, etc.

cmyk-vs-rgb-advanced-comparison

Devido a estas diferenças de sistema, pode ser que a imagem que você vê em seu monitor apresente leves diferenças das cores quando o documento for impressos. Para tentar minimizar esta situação é indicado a correta configuração do arquivo antes de envia-lo a gráfica e o uso de um monitor de qualidade e que esteja com as definições de cores calibradas. Outra sugestão é solicitar uma prova impressa do seu material.

Há também a possibilidade do uso das cores Pantone (criada pela Pantone Inc. – uma empresa americana sediada em New Jersey considerada uma autoridade quando a questão é cor). É um sistema cujas cores são exatas, ou seja, ao contrário do CMYK não precisam ser sobrepostas para gerar a cor que você deseja. O custo costuma ser maior e é necessária uma grande tiragem para que seja viável o investimento, porém, a qualidade e exatidão de cor (no CMYK pode variar de acordo com a impressora, gráfica, etc. Caso imprima uma vez, na próxima pode sair diferente) são maiores.

pantone

A VCPrinta realiza serviços de impressão digital e offset e trás a melhor qualidade para que seu projeto tenha a melhor definição de cores e qualidade. Solicite seu orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *