Close

Sangria… O Que É?

É comum ao enviar sua arte para uma gráfica ouvir um “precisa de sangria”. Mas o que ela é? Para que serve?

A impressão é feita em grandes folhas para que haja reaproveitamento de material e o custo se torne acessível para o cliente – e daí que se estabelece quantidade mínima para a produção de impressos. Após este processo é necessário refilar (cortar) para que o material fique em seu tamanho final. Porém, para que o acabamento seja preciso e de qualidade é preciso que haja sangria.

A sangria nada mais é do que deixar que os elementos que fazem contato com a borda da arte excedam o seu tamanho final.

1-01.jpg

Pense em um cartão de visita preenchido em toda sua medida (9x5cm) por um fundo azul. Quando cortarmos o material corre-se o risco de que a faca mova alguns milímetros, refilando fora da marca de corte (limite da página/arte). Caso isso aconteça e não tenha sangria, a máquina poderá cortar em uma área branca do papel (fora dos limites da página/arte) deixando um filete cujo esteticamente não era o plano (desde o início era para o fundo ser todo azul). Mas, se houver sangria a máquina poderá ter essas leves alterações de posição da faca e, independente de onde ela cortar, a arte estará lá.

Em média usa-se de 3mm a 5mm de sangria. Outro aspecto importante é utilizar sempre margem de segurança. O recomendado é que textos ou informações importantes na arte não fiquem próximos ao limite da página e nem sangre no material (tudo colocado entre linha de corte e margem de sangria é passível ao corte).

Não sabe como colocar a sangria? Acompanhe nosso blog e aprenda sempre mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *