Muitos empreendedores, principalmente de pequeno porte, ainda não contam com agências responsáveis pela criação de suas peças ou profissionais da área do design e é ai que muitos se arriscam nos tutoriais e colocam a mão na massa. O aconselhável é sempre buscar auxílio profissional, visto que um design eficaz transpassa o saber mexer na ferramenta. Mas, na falta de um, a VCPrinta te dá dicas de como ampliar seus conhecimentos e conseqüentemente obter o melhor resultado final. Hoje a dica é sobre FONTES.

Você abriu um programa, escolheu o tipo de letra que mais gosta e que combina com sua arte, colocou a marca de corte e sangria como já ensinamos no blog (clique aqui e saiba mais), salvou, fechou e tudo certo! Será? Bom, a resposta é que nem sempre estará tudo certo. Os computadores, seja ele da Apple ou da Microsoft, possui fontes já nativas de fabrica como, por exemplo, a Arial. Se você digitar um texto em Arial, mandar ele aberto – ainda no programa editável – para outra pessoa ela não terá problema nenhum ao abri-lo em outro computador.

As fontes funcionam como links, se você já a tem instalado na máquina, automaticamente o programa de edição o reconhecerá. Porém, nem todas as fontes são nativas e pode ser que a escolhida para usar em sua arte não esteja disponível no computador da gráfica ou de outras pessoas ao qual envie para editar. Quando o arquivo for aberto em uma maquina que não tenha a fonte escolhida instalada, o programa irá avisar que há um erro e ela automaticamente será substituída por outra que, na maioria das vezes, não se parece com a que você escolheu.

A primeira dica é: faça uma pasta com os arquivos TTF ou OTF de suas fontes. É fácil achá-las!

Vá até a barra de pesquisa de seu Windows ou Mac e digita “Fontes” (Windows) ou “Fonts” (Mac) ou ir em “Painel de controle – Aparência e personalização – Fontes”.

Todas as fontes instaladas em seu PC estarão listadas, conforme pode ver abaixo. São os arquivos TTF ou OTF necessários para que outra pessoa instale em seu PC para que possa abrir seu arquivo sem problemas. Indicamos utilizar a barra de pesquisa para encontrar pelo nome as fontes que utilizou em sua arte e encaminhar via e-mail e ou pen drive.

Enviar as fontes é essencial caso precise que outra pessoa edite um arquivo aberto em outro computador. Fácil, não?! Há também outras formas de proteger suas fontes, como rasterizar e transformar em curvas, mas deixaremos essa conversa para a próxima semana.

A VCPrinta imprime suas ideias! Para mais informações entre em contato pelo atendimento@vcprinta.com.br