A chegada do 13º, o aumento de empregos temporários, a época propícia para dar presentes são alguns dos motivos que faz de Dezembro um mês especial para o comércio. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) espera um aumento de 4,3% neste Natal. Porém a concorrência é ampla e dentre diversas ofertas de qualidade e bom preço a decisão fica para quem melhor for vista aos olhos do comprador.

É comum que a maior demanda ocorra na semana do Natal, onde grande parte da população já recebeu seus salários e está de férias, mas isso não indica que devemos deixar o trabalho para a última hora e o primeiro aspecto a ser considerado é a produção da vitrine.

A vitrine é responsável pelo primeiro contato visual entre cliente e seu comércio. Pensar em sua aparência é uma estratégia indispensável para o crescimento de seu negócio principalmente em datas comemorativas. Nela é possível informar preços, as principais promoções e vantagens ao efetuar a compra e, também, ilustrar ludicamente o conceito da loja em relação ao espírito natalino, pois mais do que produtos, clientes procuram conceitos. Há diversas formas para desenvolver sua vitrine: desde trabalhar a disposição de seus produtos até serviços gráficas como placas, adesivos, totens e muitos outros.

Nesta época, é importante também fazer o cliente se sentir acolhido, pois a compra rompe a barreira de uma simples necessidade casual, há sentimentos envolvidos quando o assunto é presentear alguém. Mostre que entende seu cliente. Investir em brindes especiais ou em personalização dos materiais já utilizados em seu comercio – pode ser de sacolas, tags, cartões com mensagens especiais, entre outros – é estratégia certeira para o fim de ano.