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Por que contratar um designer?

Atualmente é fácil aprender. O que há pouco tempo era necessário dispensar horas e mais horas dentro de uma sala de aula, hoje basta um clique para que um leque extenso de conhecimento esteja ao seu dispor. Com o design não é diferente! Contudo, iniciou-se uma desvalorização do profissional visto que, ao menos teoricamente, todo mundo se tornou apto a exercer tal função. Nesse meio surge a pergunta: se eu mesmo posso fazer ou conheço alguém que pode, por que contratar um profissional?Atualmente é fácil aprender. O que há pouco tempo era necessário dispensar horas e mais horas dentro de uma sala de aula, hoje basta um clique para que um leque extenso de conhecimento esteja ao seu dispor. Com o design não é diferente! Contudo, iniciou-se uma desvalorização do profissional visto que, ao menos teoricamente, todo mundo se tornou apto a exercer tal função. Nesse meio surge a pergunta: se eu mesmo posso fazer ou conheço alguém que pode, por que contratar um profissional?

É ótimo que todos tenham conhecimentos em relação ao design, pois, seja profissionalmente ou não, ferramentas para uso em trabalhos visuais tende ser necessárias em algum momento na vida desde para pequenas apresentações nos estudos ou até mesmo para se ter noção do que esperar como resultado de materiais que enviar para uma gráfica, por exemplo. Para as funções citadas acima é de grande ajuda os tutoriais online ou, caso aspire seguir a profissão, também é interessante para conhecer a área antes de se aprofundar.Porém, as vantagens param por ai! O designer possui uma série de conhecimentos que vão além da curiosidade ou de saber alguma função no Photoshop. Segue abaixo alguns itens estudados pelo designer:

• Psicodinâmica das cores: a cor no design vai além dos gostos e preferências, elas têm significados. Por exemplo: estatisticamente, 84,7% dos consumidores acham que a cor é mais importante que muitos outros fatores ao escolher um produto. Isso se deve ao fato de que simbologicamente e, até mesmo, psicologicamente elas impactam o público. Um designer está preparado para alinhar as suas necessidades, harmonizando o que sua marca quer transmitir com conceitos técnicos que tornarão a mensagem eficaz.

• Ferramentas: o designer dispõe de conhecimento para diversos softwares específicos para sua função como Indesign, Photoshop, Corel, Illustrator e outros como Dreamweaver e Muse em que o design é para plataformas online. Todas essas ferramentas possuem funções diferentes, embora sejam complementares. Cada detalhe, desde a configuração para se iniciar um trabalho até seu fechamento, é importante. Mais do que mexer na ferramenta, ele saberá fazer de forma eficaz e garantindo a qualidade final.

• Identidade Visual: Seu logotipo (ou qualquer outra representação imagética de sua empresa) é muito mais do que um símbolo qualquer. É sua marca! Quando você vê a cor vermelha gotejada do que parece ser um liquido que estava frio não precisa se perguntar duas vezes para lembrar-se da conhecida Coca-Cola. É possível sentir o gosto de consumir uma latinha estalando de gelada, não é mesmo? É esse o poder que a imagem tem: produzir sensações, lembrança de marca, associação com os atributos do produto e/ou serviço. Nada disso é pensado ao acaso, requer estudos direcionados que só um profissional pode realizar.

• Repertório Cultural: um bom design tem timing, ou seja, tem elementos que conversam com a sua sociedade e seu tempo mesmo que se utilize de fatos passados. Tais conhecimentos tornam a arte mais rica e condizente com os valores da empresa, respeitando os direitos humanos e agregando maior credibilidade a sua marca.

No meio do design há uma brincadeira dizendo que todo cliente possui um sobrinho que manja de photoshop então se torna dispensável as observações citadas acima. Bom, acreditamos no potencial do seu sobrinho mas enquanto ele não se torna um expert – e com dedicação sabemos que ele ira se tornar –  recomendamos sempre a contratação de serviços de agências especializadas em publicidade e comunicação, pois desta forma é possível ter uma equipe apta não só de designers (pois nem todos os atributos citados acima são realizados somente por este profissional), mas de pesquisa, branding, atendimento, etc. Sua marca merece esse cuidado.

A VCPrinta também dispõe de designers em nossa gráfica para auxiliá-los com ajustes, dúvidas e realização de criação para alguns seguimentos (consultar a disponibilidade).