coca-cola-pepsi

Qual é a importância de ter uma identidade visual?

A identidade visual é de suma importância, pois é o que carrega imageticamente o conceito de sua marca. Desenvolver e padronizar a comunicação de sua empresa ajuda o cliente a identificá-la e criar vínculos com maior facilidade.

O primeiro passo para construir uma identidade visual é o desenvolvimento de um logotipo. Porém, vale ressaltar que a identidade visual é muito mais do que isso, ela é um conjunto de símbolos gráficos – cores, formas, padrões, etc. – cujo necessita carregar significados relativos à sua empresa.

Imagem: Paula Rúpolo

É preciso procurar profissionais especializados – agências ou designers autônomos. Eles saberão direcionar quais cores, fontes, formas, dentre outros aspectos imagéticos, melhor se enquadram ao que deseja comunicar. Além disso, eles são aptos a aplicar o que cientificamente (a imagem é capaz de despertar funções cerebrais causando diversos estímulos diferentes) funciona no que diz respeito à relação do consumo e imagem.

As agências entregam no final do processo um MIV (Manual de Identidade Visual) com seu logotipo; formas corretas e erradas de aplicação; cores; formatos diferenciados, etc. Além do manual, as agências e designers entregam os arquivos de seu logotipo em diversos formatos para que possa tê-lo disponível para uso futuro.

Ao solicitar uma arte em algum outro lugar que não seja sua agência, numa gráfica por exemplo, disponha ao designer os arquivos que vieram junto ao seu manual de identidade, somente desta forma é possível manter as características exatas de sua marca.

Mas, e se não possuir mais esses arquivos?

É possível redesenhar um logotipo, porém, ficará passível a perca de detalhes bem como variação de cor já que não haverá informações (lembrando que materiais impressos são feitos no padrão CMYK. Há um “código” hexadecimal para cada cor) concretas de qual exatamente ela seja. Não é uma medida aconselhável, a não ser em soluções emergenciais. A VCPrinta recomenda manter um bom relacionamento com a agência que desenvolveu sua identidade e a fazer backups de arquivos que forem enviadas por ela.

A VCPrinta imprime a sua ideia e estamos prontos para te auxiliar nas suas decisões gráficas. Entre em contato conosco e saiba mais.